As empresas têm tomado muitas ações para combater o COVID-19. A principal delas é o incentivo ao home office. Porém, muitas empresas fornecem serviços essenciais e a presença dos colaboradores é essencial, como fornecedores de energia, indústrias farmacêuticas e alimentícias.
Como o intuito é sempre diminuir a circulação de pessoas e mantê-las distantes uma das outras, algumas empresas optam pelo esquema rotativo, onde parte da equipe faz home office e outra parte vai ao escritório, trocando semanalmente. Para quem está na empresa, horários de almoço e pausas devem acontecer em horários alternados, a limpeza do computador e mesa com álcool em gel também devem ser realizados sempre que possível. O distanciamento entre mesas também é uma preocupação. Praticamente todas as empresas têm intensificado os trabalhos de limpeza, além de aumentar as equipes voltadas para a saúde no trabalho.
Esses cuidados são essenciais para proteger os colaboradores durante o período de trabalho, mas como fica o translado casa x trabalho x casa?
Algumas empresas com menor número de funcionários têm optado pela carona solidária, mas a grande maioria prefere o transporte fretado. Este transporte também se adequou e buscou soluções para proteger seus passageiros nesse período.
Além das vantagens já conhecidas, como economia, controle de gestão, pontualidade, qualidade de vida, impacto ambiental, entre outros, o transporte fretado também oferece neste momento segurança e proteção aos passageiros, uma vez que evita aglomerações em pontos e locais públicos já que pode buscar o colaborador em casa, mantém a distância segura entre assentos disponíveis, disponibiliza álcool em gel em todo o percurso e os motoristas passam por rigoroso treinamento com uso de máscaras e luvas.
Dessa forma, empresas responsáveis protegem seus colaboradores e não param suas operações mesmo nos períodos mais difíceis como o que vivemos agora. Até porque, nessas situações extremas, todos devemos nos ajudar.